A palavra ícone deriva do grego eikón que significa imagem. São representações de Jesus Cristo, cenas de sua vida, da Virgem e dos santos venerados pela Igreja.
O ícone é uma janela olhando para um mundo de uma outra natureza, mas essa janela só estará aberta para aqueles que tiverem uma visão espiritual. A cava na tábua do ícone ou a borda externa pintada sobre a madeira simboliza essa janela por onde entraremos para o mundo divino.
O ícone quer revelar a realidade espiritual que está além de toda expressão verbal. As técnicas envolvidas no emprego da luz e da cor foram criadas para gerar a sensação de estarmos olhando para um mundo que não está sendo iluminado por uma luz externa que lança sombras, mas pela luz da graça divina que transforma edificações e paisagens e que se manifesta principalmente na iluminação interior daqueles que testemunharam a fé no Todo-Poderoso. O sentido mais amplo tem de ser encontrado na alma do espectador. Os ícones são, assim, um meio de entrar na quietude do coração onde Deus pode ser tudo em todos e todas. A luz divina que está dentro de cada pessoa não está no mundo visível. Nos ícones essa luz divina é representada por meio de linhas de ouro ou linhas brancas. O fundo do ícone em ouro representa o espaço “que não é desse mundo”. Como a luz é do mundo divino, ela está em todas as partes e não existem sombras projetadas nos ícones, como na arte naturalista, pois no mundo de Deus tudo está permeado por essa luz. Aqueles que quiserem compreender os ícones terão que vê-los com os olhos da fé, para quem Deus é uma realidade indiscutível, presente em todos os lugares, uma testemunha e um juiz invisível de nossos atos, pensamentos e emoções, de quem nada pode ser oculto. O ícone atualiza-se como uma realidade viva quando o artista, pela oração e compreensão espiritual realiza o Divino em si mesmo.
“O ícone não que ser “bonitinho”, e sim Belo, mexer com a gente e falar de Deus, por isso ele é, na tradição, a Escritura em cores e formas, “Mais do que qualquer coisa este é um encontro de oração. Um encontro de experiência e aprofundamento de vida de oração. O ícone não é nada mais do que uma oração. É uma oração expressa em cores e formas. E é isto o que distingue o ícone de qualquer outra «obra de arte.” Quando escrevi a explicação da pintura para o site, quis colocar aos leitores uma pequena catequese. Primeiramente, uma contextualização do ambiente evangélico e descrevendo basicamente a pintura em si: ” A capela do Santíssimo da Paróquia Maria Mãe da Igreja tem como iconografia o encontro de Jesus ressuscitado com os discípulos a caminho de Emaús. São dois painéis que compõem uma mesma experiência: a ressurreição de Senhor. No primeiro deles, Jesus encontra os discípulos desanimados e sem esperança e decide seguir com eles, mesmo que este seja o caminho contrário. Então os discípulos apontam para o povoado de Emaús e convidam Jesus a seguir com eles, pois a noite já estava chegando. No segundo, temos o Senhor à mesa partindo o pão com os discípulos. Os discípulos tomam o pão e reconhecem o Senhor. Depois, fiz uma explicação dos principais símbolos que compõem a iconografia de Cristo: “Do ombro direito do Senhor desce uma estola, símbolo do seu sacerdócio eterno. O rosto, majestoso e sereno, emoldurado por uma abundante cabeleira e circundado por uma auréola em forma de cruz, traz a trigrama “O ŵ N ” “Aquele que é”, que remete á revelação do nome de Deus em Ex 3,14.” E por último, o significado da cor branca dentro do universo bíblico e artístico, se assim se poder dizer. O dois discípulos estão vestidos de branco como o Cristo ressuscitado, como participação do Seu mistério pascal, assim com cada um de nós, batizados, somos chamados.”
Leandro Gouvêia
Artista Plástico e autor das pinturas dos ícones em nossa Capela do Santíssimo
Projeto de Arquitetura e Luminotecnia
Arquitetos
Tobias Bonk Machado
Teresa Cristina Cavaco Gomes
Creatos Arquitetura
O projeto da ampliação da Igreja Matriz Maria Mãe da Igreja contemplou a criação da Capela do Santíssimo que, não somente como local da guarda segura da reserva eucarística, destina-se, também, à oração particular, à adoração ao Cristo ali presente. Previu-se em projeto um local puro, limpo, onde o tabernáculo é o centro físico do ambiente, de modo a tudo e todos convergirem para a presença real de Cristo na Eucaristia. O tabernáculo é sustentado por base de pedra fixa ao solo, Cristo, nossa rocha e fortaleza. Nesta pedra, há a reserva da ÁGUA abençoada, utilizada no sacramento do batismo por meio da fonte (situada na nave da igreja). Sob a base, o desenho do piso vermelho remete, em forma de cálice, ao SANGUE de Cristo derramado na Cruz por cada um de nós. Dessa forma, como em Jo 19, 33-34, “Chegando, porém, a vez de Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu SANGUE e ÁGUA”. Daí a concepção do espaço que configura a Capela do Santíssimo que, iniciou-se em projeto e percorreu amadurecimento entre pároco, comunidade e arquitetos, de modo a alcançar, em projeto participativo, o resultado da proposta, onde, do CORPO de Cristo, corre SANGUE e ÁGUA. Tão importante quanto a própria arquitetura e o que nela está contida, a iluminação vem como elemento funcional, simbólico e de destaque que deve contemplar a arquitetura e contribuir para a liturgia. Deve permitir a visualização e leitura do edifício, dos objetos e prever o comportamento das pessoas com o objetivo de auxílio de conduzi-las ao mistério celebrado. Assim foi pensada a iluminação da Igreja Matriz Maria Mãe da Igreja nos locais projetados.
Tudo por Jesus! É por meio de Seu coração transpassado que tem-se a fonte de toda a graça pois está sempre aberto para nós, para que aproximemo-nos dele, amando-o cada vez mais, com toda a nossa força, com toda a nossa fé.
Créditos do Projeto:
Projeto de Arquitetura, Espaço Celebrativo e Luminotecnia: Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br www.creatos.com.br) Arquitetos Teresa, Tobias e Karina Levantamentos AsBuilt: Tobias e Romoaldo Email: tobias.machado@creatos.com.br Facebook: https://www.facebook.com/pages/Creatos-Arquitetura-e-Sustentabilidade/522811711104241?ref=br_tf Perspectivas Eletrônicas: Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)